domingo, 9 de maio de 2010

Cap 1 - Logística, cadeia de suprimentos e estratégia competitiva

Logística, cadeia de suprimentos e estratégia competitiva

“Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e armazenamento de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menos custa associado.” (CHRISTOPHER, Martin, 2005, pág. 3)

Gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conceito mais amplo que logística

A logística é essencialmente a orientação e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e de informações ao longo de um negócio. O gerenciamento da cadeia de suprimentos apóia-se nessa estrutura e procura criar vínculos e coordenação entre os processos de outras organizações existentes no canal, isto é, fornecedores e clientes, e a própria organização.
Ficará evidente que o gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve uma mudança significativa nos tradicionais relacionamentos distantes, e mesmo antagônicos, que tão frequentemente caracterizaram no passa as relações comprador/fornecedor. O foco esta na cooperação e na confiança, e no reconhecimento de que, devidamente gerenciando, “o todo pode ser maior que a soma de suas partes”
Portanto gerenciamento de relações, atingir um resultado mais lucrativo para todas as partes da cadeia.
Cadeia de suprimentos poderia ser definida com mais precisão como: Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informação dos fornecedores para os clientes finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário