quarta-feira, 17 de março de 2010

JOGOS DE EMPRESAS: CRIANDO E IMPLEMENTANDO UM MODELO PARA A SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Motivações e Objetivos
Com o aparecimento dessas questões proporcionou a o desenvolvimento de um ambiente dinâmico e interativo, para auxiliar no processo de aprendizagem.
O interesse deu origem a esse trabalho e contribuiu para modelar e desenvolver uma ambiente baseado em um jogo computacional que simula as principais funções de uma cadeia de suprimentos.

Metodologia
A metodologia foi baseada em três etapas:

1- Analise corporativa entre as principais referencias em logística empresarial existentes em literatura, através da realização de uma pesquisa bibliográfica;
2- Levantamento e análise dos jogos de empresas com foco em logística, com o objetivo de verificar suas principais características;
3- A ultima etapa foi a elaboração do jogo.

Jogo de empresas

A principal função dos jogos é fazer com que as empresas simulem um exercício de tomada de decisão a fim de treinar a equipe ou conjunto de equipes sobre o modelo de uma operação empresarial fazendo com que os participantes tomem decisões dentro de uma empresa. Mas a maior dificuldade é fazer com que se torne mais próximo da realidade, é uma excelente ferramenta de ensino, simulando os comportamentos empresarias, econômicos e organizacional.

LOG-IN é baseado na estrutura de um administrador e até seis jogadores, esses ultimos brigam entre si para expandir seu domínio na demanda imposta pelo administrador, além do controle da demanda o administrador também tem a liberdade de alterar e adicionar “problemas” para seus jogadores. O jogo é bem dinâmico, o jogador pode virar o jogo ao seu favor em uma só jogada, dependendo de sua estratégia. Como aprendizado o jogo se mostrou muito eficiente
Se compararmos o Jogo do Mc Donald’s com o LOG-IN, é possível perceber que ambos possuem o mesmo objetivo, que é mostrar que no mercado real você tem que ser um tomador de decisões rápido e ter atitudes certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário